A série Cadernos de Práticas Pedagógicas – Entenda o Oceano pretende instrumentalizar educadores(as), em todo o Brasil, para tratarem sobre os principais temas que trouxeram o oceano para o foco das discussões ambientais atuais.
Por meio de atividades dialógicas, ativas e participativas, a série Cadernos de Práticas Pedagógicas – Entenda o Oceano visa proporcionar uma profunda reflexão sobre o ambiente marinho, sua biodiversidade, serviços, ameaças, gestão e soluções para sua conservação e uso sustentável. Pretende-se que essa construção do conhecimento, a promoção da Cultura Oceânica, alcance os mais variados públicos, em termos etários, étnicos e sociais, em todo o território brasileiro, tanto no ensino escolar como não-escolar.
O oceano representa 19% do PIB brasileiro, além de garantir temperaturas amenas, alimento, oxigênio e atenuação dos efeitos das mudanças climáticas, possibilitando a vida na Terra. Assim, a abordagem deste ecossistema em práticas pedagógicas tem se mostrado urgente e necessária.
O Caderno de Fundamentos Teóricos e Pedagógicos – Volume 1 da série Entenda o Oceano – dá suporte aos Cadernos de Práticas Pedagógicas que seguirão. O volume contribui para a contextualização da temática e para estruturar os alicerces conceituais e filosóficos do desafio que se apresenta, o de alavancar a transformação que o oceano e a sociedade precisam. Em conjunto com os Cadernos de Práticas Pedagógicas, que tratarão de temas relevantes de forma mais específica, esperamos contribuir com o ferramental necessário para termos clareza sobre onde queremos chegar e sobre como chegar.
O Caderno foi estruturado de forma a consolidar informações sobre o movimento global do oceano, destacando-se a visão de futuro, trazida pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e pela Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Nesse sentido, o movimento de Cultura Oceânica é apresentado, e a educação tem sua função destacada, como essencial para a construção desse futuro. Dentro do contexto educacional, aspectos pedagógicos relevantes são abordados, como o papel da ciência, incluindo a prática da Ciência Cidadã, na construção da resiliência e da autodeterminação da sociedade. O protagonismo e a visão crítica são enfatizados, enquanto elementos centrais desse movimento, que tem suas raízes na Educação Ambiental, promovida em espaços formais e não formais, escolares e não escolares, com vistas à criação e ao fortalecimento de redes de aprendizagem para a ação. O Caderno finaliza com orientações gerais para o uso dos Cadernos de Práticas Pedagógicas, considerando sugestões de inclusão e de verificação do aproveitamento dos alunos, bem como de valorização das vivências e das experiências pessoais e locais, como elementos relevantes para a estruturação de um processo lúdico, criativo, dialético, problematizador e transformador da realidade local e do oceano.
Esperamos que tenham uma boa leitura!